Ciência Oculta da Umbanda e do Omolocô
Ano I Edição nº 1 Agosto/2016
Ser Iaô é estabelecer um compromisso com o seu Orixá, o que pressupõe respeito.
Todos nós fazemos o Santo por uma necessidade física ou espiritual.
Ao fazermos o Santo purificamos o nosso espírito e selamos um compromisso com o nosso Orixá que moldará o nosso caminho e nos direcionará a partir deste momento. Renascemos para melhorar o nosso destino e nosso caminho, para nos aprimorarmos e nos tornamos seres humanos melhores.
Olorum, Oxalá e Babá-Ifá, são os donos de nosso Ori. A Eles, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, direcionamos os pedidos para que o Ori seja consagrado.
Baba-Ifá, Orixá do destino, conduz toda a força e todo poder para ligar os nossos dons mediúnicos.
Na feitura de Santo, o Pombo Branco simboliza a presença de (Babá-Ifá) Deus Espírito Santo. Na forma de Pombo Branco, ele veio para consagrar o batismo de Jesus no Rio Jordão, da mesma forma que o Iaô também é consagrado.
Ao adentrarmos em uma casa de Santo, podemos dizer que tudo que lá habita é sagrado e deve ser respeitado como um todo. A benção traz a mensagem de respeito ás pequena coisas do sagrado.