Ciência Oculta da Umbanda e do Omolocô
Ano I Edição nº Setembro/2016
A luz é a mais poderosa força do universo, acompanhada das trevas. A luz denominamos de pólo positivo, e as trevas de pólo negativo. Deus Nosso Senhor, criador do universo, criou as águas, criou o fogo, criou os ventos, e criou a terra, envolveu todo esse poder em uma grandiosa massa cheia de vida a qual chamamos de planeta terra, Deus na criação da vida nos deixou bem claro o seguinte; o fogo, a água e o ar são a base da vida, por quê? Por que se estes elementos não estiverem unidos, não existirá vida a ser movida, todos os fenômenos energéticas naturais estão ligados a estas forças. Deus na criação do universo, utilizou o fogo e a água como a base fundamental da matéria e da anti-matéria. O ar é a base do movimento. É por este motivo que toda vida inteligente do universo nos alimenta e nos mostra o conhecimento utilizando os elementos básicos. Deus o senhor de todo o poder, de todo o infinito, domina espiritualmente, energeticamente e materialmente tudo que existe. A Umbanda na Natureza caminha na proposta de um Deus uno, onipotente e onisciente que nos ensina e nos mostra todas as dimensões do seus poder que encontra-se presente na natureza e no universo, daquilo que nós conseguimos e nos é permitido compreender e também do que não conseguimos compreender.
As sete linhas da Umbanda da Natureza são compostas por sete triângulos, são eles:
1º Triângulo – As três pessoas Divinas – Obatalá, Oxalá e Babá-Ifá
O comando de todas as coisas vem de Deus que é luz e vida. E esta luz é que dá força e vida aos outros elementos.
2º Triângulo – Os anjos celestiais – Arcanjos, Serafins, Querubins
Os anjos possuem diversas divisões: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potências, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos. E dentre eles os mais conhecidos são: Gabriel, Daniel, Rafael e Miguel.
3º Triângulo – O poder masculino – Xangô, Ogum e Oxosse
Este triângulo domina e direciona o trabalho das legiões de espirito de luz, pois estão ligados ao poder de força de carga e descarga do Planeta Terra.
4º Triângulo – O triangulo feminino – Iemanjá, Iansã e Oxum
Falando em mãe vamos então falar do triângulo feminino. Vamos falar de Mãe Iemanjá, este anjo celeste que domina os sete mares, ou seja, toda a força das águas doces e salgadas, ao lado de Xangô.
Iemanjá, por obra e graça de Deus, representa a mãe universal apoiada por Iansã, a guerreira dos ventos que simboliza o exército celestial nos campos femininos, ao lado de Ogum.
Ogum e Iansã, que ao lado de Iemanjá e Xangô trabalham dia e noite sustentando os movimentos da vida deste planeta e dando segurança aos seres viventes no mundo terrestre.
Dominando as águas doces temos a gloriosa Oxum que reina nas cachoeiras. A Princesa Oxum ao lado de Oxosse, o dono do pão, alimenta toda a vida do planeta terra.
É destes poderes energéticos que vem os nossos caboclos e as nossas caboclas, encantos de luz dos sagrados Orixás, membros do corpo celestial, nome este que quer dizer Corpo de Deus.
Iemanjá, Iansã e Oxum faz um trabalho de SUSTENTAÇÃO da vida.5º Triângulo – Anciões da Terra – Omulu, Obaluayê e Nanã
Estes Orixás faz um trabalho de regeneração da Vida. A Terra e o Sol são os domínios de sua força. Representam toda a existência do planeta terra desde a sua criação.
6º Triângulo – os encantos da natureza – Crianças de Ângola, Caboclos e Pretos Velhos
Os Caboclos representam os guerreiros batalhadores, operários dentro dos trabalhos espirituais. Os Pretos Velhos representam os anciões que como conselheiros amigos, benzimentos e passes, nos ajudam nos momentos mais difíceis. As crianças de Ângola nos trazem alegria, felicidade e toda a beleza do jardim de Oxalá. São símbolo de renovação.
7º Triângulo – sustentação do Planeta – Água, Terra e Pedra
Composição básica da nossa Mãe Terra. Fomos criados da união desses três elementos.