Os Orixás segundo à OMOLOKO DE NAGÔ
Formação dos Poderes dos orixás
Xangô
Oxosse
Yansâ
Omulu / Obaluayê
Exu
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Para o OMOLOKO DE NAGÔ, OBATALÁ, OLODUMARE, OLORUN, Baba-Ifá e ZAMBI; representam o centro gerador do universo. Sendo assim, chamamos nosso DEUS MAIOR DE OLORUN. O que está acima de tudo e de todos, inclusive os nossos Orixás. No Brasil erroneamente se diz que Oxalá é o Pai Maior, Na verdade Oxalá é o mais velho e o primeiro entre os orixás. Todos os acontecimentos no Mundo Terrestre baseiam-se em sua vontade, nossos orixás nada fazem, a menos que Olorun permita, nos evidencie com seu desejo e vontade. Temos o conhecimento de um Deus único, superior a qualquer outro e denominamo-lo OBATALÁ ou Ol-oroun o rei do céu ( diz-se também Olorun, isto é, Oloû-oroun ou senhor do céu) o senhor do orun; não lhe erigem estátuas ou templos; é o ser imaterial, invisível, eterno, a vontade suprema que criou e que governa todas as coisas. A grande maioria das pessoas se refere à religião do orixas como politeista, mas não é verdade. Todos nós passamos o tempo todo em busca do Ser Supremo, para nós chamado de Olorun o Dono do orun. Ele recebe ainda entre as nações outros nomes como Olódùmarè, Olúmònokàn, Olùpèsè ou Olùbùkún, entre muitos outros. Consideramos Olorun o criador de todos os Anjos da Natureza , de todos os Orixás, de todas os seres viventes e de todas as coisas que estão nele. Oxalá é o alfa, o primeiro na criação, o branco puro do universo, é o filho de Deus e o senhor de todas as cores. Mesmo sendo o senhor de todas as cores tem as suas cores de comando, o branco por ser a cor universal O símbolo de Oxalá na OMOLOKO DE NAGÔ representa o símbolo da fé, sua saudação é "êêê pa Baba" que quer dizer "Abença Pai". Pai Valdevino de Alafin Voltar Página Anterior |
Oxala vibrando sua energia na natureza aos olhos de um clarividente no alto de um monte |