Home   Apresentação   Explicando Umbanda   Orixás e Seus Poderes   Fundamento de Santo   Magia   Ocultismo   Conhecimento   Mitos   Natureza   Artigos   Perguntas/Respostas   Cursos   Produtos   Agenda/Eventos   Fotos   Links   Livro de Visitas   Escola Curimba Ecologia   Fale Conosco  

Voltar Página Principal

QUEDA DO QUELÊ

Casa de Caridade São Sebastião

Omoloko de Nagô

Fundada em 1960
Rituais
Porque, "Fazer o Santo"
Feitura de Santo
Saida de Santo
Quele
Queda do Quele
Comida de Santo
Em nossa casa e tradição o dia da caida do Quele, é para nós um dia de festa, pois vamos trazer o seu Santo novamente para o barracão.

Neste dia você irá desfazer-se do compromisso físico de "Roncó;" entre você e o orixá mas será o início de uma nova vida com novas responsabilidades abraçadas por você espontaneamente. Uma vida aonde a sua busca pelo espiritual vai receber um ingrediente a mais. O seu Santo.

O seu orixá estará mais presente em sua mente em todos os segundos da sua vida daqui por diante, será a testemunha das suas alegrias, tristezas, das suas emoções, das suas apreensões.Entregue-se ao orixá e não arrepender-se-á.

Orixá é pai, é mãe, é protetor, é amigo, é aquele que nos carrega quando estamos cansados, é aquele que afasta de nós as más amizades, as invejas, é aquele que endireita o nosso caminho, mesmo quando insistimos em andarmos torto, é aquele que nos dá o ombro para chorarmos, é aquele que está ao nosso lado quando esquecemos dele, ou está do nosso lado quando o renegamos.Orixá é aquele que nos dá o que comer, o que vestir, e antes mesmo de necessitarmos de alguma coisa, aquilo já está pronto. Orixá é aquele que mantém o nosso emprego mesmo quando não o queremos, porque sabe que o ser humano é mais emoção e menos razão. Orixá é aquele que puxa a nossa orelha , e em seguida nos dá um doce.

Podemos resumir orixá numa única frase das sagradas escrituras. Jesus disse, se vós que sois maus sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, ainda mais o vosso pai que está nos céus vos dará boas coisas. Mas o seu compromisso espiritual de resguardo ou quele espiritual continua por mais sete meses, converse com seu Babálorixá para saber quais são suas interdições com relação ao seu orixá. Para cada yao é diferente. que os seus mistérios lhe sejam leves.

Pai José Valdevino de Alafin

Voltar Página Anterior